FRASES

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz"

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A COP 21 e a Segurança do Trabalho


Por Marcone Silva*
 14/07/2016
Em exatamente 12 de Dezembro, de 2015, em Paris foi adotado um novo acordo de abrangência global que busca combater os efeitos das mudanças climáticas, bem como reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O documento chamado de Acordo de Paris foi ratificado pelas 195 partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) durante a 21ª Conferência 

das Partes (COP21), cujo um dos objetivos é manter o aquecimento global abaixo de 2°C, buscando ainda empreender esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.
O acordo acima citado é sem sombra de dúvidas um acontecimento histórico para toda humanidade. Com metas ambiciosas e a adesão de grandes potências mundiais, o  documento da ONU  busca alcançar o que é perseguido a décadas, que é o desenvolvimento sustentável das nações e o combate as mudanças climáticas no planeta.
Não é de hoje que a causa ambiental vem despertando discussões e debates acalorados por todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Com grandes riquezas de recursos naturais, com uma fauna e flora exuberante e biomas fundamentais para a existência humana e o equilíbrio do nosso planeta, não faltam pessoas dispostas a explorarem de forma irresponsável e abusiva esse imenso patrimônio natural. Mas, por outro lado, também não faltam pessoas dispostas a defenderem com unhas e dentes o nosso país e suas riquezas incalculáveis.
Com o aumento da conscientização e a sensibilidade da população sobre o tema, muitos esforços têm sido empreendidos no sentido da conservação e preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, visando a  mitigação de seus impactos na sociedade. Está cada vez mais claro que as empresas não podem alcançar o lucro a qualquer custo, com projetos ineficientes, desmatamento de áreas verdes, poluição de rios e mananciais e outros tipos de degradação, devendo deixar de lado esta visão anacrônica e ultrapassada de desenvolvimento e  evitando assim tragédias como a da cidade de Mariana em Minas Gerais.
Para isso novos quadros profissionais com ênfase em meio ambiente tem surgido nas mais diversas áreas de atuação para preencher essa lacuna que se formou nas empresas, não só do Brasil, mas em diversas partes do mundo. Noções de preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais passaram a fazer parte das grades curriculares das mais diversas profissões em todo o mundo.
E a área de Saúde e Segurança do Trabalho tem dado a sua modesta e  importante contribuição para o meio ambiente, com a criação e implementação de projetos sustentáveis nas empresas, conscientização de colaboradores e empregadores, debates sobre o tema e com a promoção da saúde e a segurança dos trabalhadores, convergindo  para o mesmo pensamento do Secretário - Geral das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon, que ressaltou a importância da COP21 dizendo “O Acordo de Paris prepara o terreno para o progresso na erradicação da pobreza, no fortalecimento da paz e na garantia de uma vida de dignidade e oportunidade para todos”, acrescentou o chefe da ONU.
Esta é uma missão que envolve a todos, sociedade civil, setor privado, cidades, instituições financeiras e toda classe política. Uma missão difícil e trabalhosa por um lado;  mas, desafiadora e gratificante por outro.

 *É TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHOADMINISTRADOR E   EDITOR DO SITE http://tstmarconesilva.webnode.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário