FRASES

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz"

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Qual a importância de um parecer técnico?


Por *Marcone Silva
29/11/2016
Todos nós sabemos o quanto é difícil e trabalhoso para um profissional da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) convencer administradores, gestores e donos de empresas, da importância e necessidade de se atender e de se fazer cumprir o que estabelece as Normas Regulamentadoras (NRs) e as demais legislações trabalhistas vigentes em nosso país. Diante deste
grande desafio que está presente de forma intrínseca e indissociável em nossa profissão, pois, é característica dos profissionais de SST usar de técnicas de persuasão para poder esclarecer pessoas e poder impor (no sentido mais “democrático” da palavra) sua filosofia de trabalho. 
Como é nosso dever orientar e assessorar gestores, administradores e proprietários, responsáveis pelas empresas, no sentido de proteger e preservar a saúde dos colaboradores e zelar pela segurança de todos, é necessário que possamos trabalhar com embasamento técnico e legal de acordo com que prescreve a legislação trabalhista para que possamos ser o mais claro possível facilitando a compreensão em nosso processo de comunicação com nossos interlocutores. Daí, a importância de se utilizar ferramentas e documentos que possam ajudar de forma efetiva neste processo. E, um bom documento para se alcançar esse objetivo é o parecer técnico.
Um bom parecer irá facilitar e muito, a interlocução entre os envolvidos e responsáveis por tomar decisões importantes para empresa ou ajudar a implementá-las. Citando como exemplo a implantação de uma CIPA ou elaboração de um PPRA, o parecer deverá conter de forma clara e pragmática o motivo de se implementar tal programa, seus objetivos, a obrigação do empregador de manter e preservar esses programas, destacando cada item das NRs (e demais legislações) que aborda este ponto específico para que o empregador possa ser informado de forma clara e objetiva das responsabilidades e deveres da empresa exigidos por lei.
É importante também, destacar e esclarecer, em forma de conclusão, sobre as consequências acarretadas pelo descumprimento de tal legislação, enfatizando multas e penalidades que podem ocorrer pelo seu descumprimento, trazendo assim, prejuízos para a empresa e risco para seus colaboradores.
Lembrando que, o parecer técnico, como o próprio nome evidência, é um documento que auxilia o profissional na hora de elaborar e implementar sua política de segurança. Portanto, não deve ser usado na forma de coagir e pressionar o empregador, pois este, conta com os profissionais de SST para  esclarecê-lo sobre suas responsabilidades e obrigações perante a legislação. E, é nosso dever como profissionais preparados e capacitados, ajudá-lo a sanar quaisquer dúvidas que possam surgir durante todo processo de implantação de um programa de SST no local de trabalho.
Por fim, vale à pena ressaltar que um parecer técnico feito com clareza, transparência e objetividade, pode ser um grande aliado na luta por um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
*É Técnico em Segurança do Trabalho, estudante de Administração, administrador e editor do site: tstmarconesilva.webnode.com/   

Um comentário:

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