consideração à importância dos cargos que ocupam, principalmente quando este...
cargo tem a missão de preservar vidas e manter um ambiente de trabalho seguro e sem qualquer risco de acidentes para os trabalhadores envolvidos. E é exatamente assim na área de Segurança e Saúde do Trabalho, onde os profissionais são desafiados a realizarem seus trabalhos e a implementarem suas políticas de segurança com o máximo de eficiência e perfeição possíveis, já que um erro pode ser fatal, trazendo grandes prejuízos e consequências para as empresas e principalmente, grandes riscos a segurança e a saúde dos colaboradores. Resumindo, é uma profissão que não admite falhas, por mais que todos estejam sujeitos a cometê-las, afinal, somos humanos e não estamos imunes nem isentos de cometer erros.
Considerando um número médio (...) de empregados que atuam nessas empresas, a missão se torna ainda mais árdua e complexa, devido a grande quantidade de pessoas que um Técnico em Segurança do Trabalho terá que comandar e orientar, aumentando ainda mais sua responsabilidade na hora de delegar. É importante considerar também o seguinte fato: para que uma política de Segurança e Saúde do Trabalho seja implementada com êxito e seja bem sucedida, é necessário que todos na empresa colaborem e apoiem o profissional da área em suas decisões. Do colaborador que exerce cargo mais humilde, até a presidência da companhia, todos são importantes para se obter o sucesso neste processo. Isso deve ser exposto da forma mais clara e objetiva possível dentro do ambiente empresarial, para que todos possam se conscientizar e ter a dimensão exata de seu papel e comprometimento com as políticas de segurança da empresa..
 Neste caso, devemos atuar como multiplicadores de "conhecimento", multiplicando-o por toda a empresa ao invés de retê-lo e centraliza-lo em nossa sala de trabalho. Devemos dissemina-lo para o máximo de trabalhadores possíveis. Mas, como? Conhecendo todos os setores da empresa, dialogando com os trabalhadores, ouvindo novas idéias, dando extrema atenção as críticas e delegando a cada um, a função de nos reportar qualquer fato que não esteja de acordo com a política de segurança implementada e que venha futuramente a compromete-la. Desta forma cada colaborador irá de maneira direta ou indireta nos ajudar a manter e aperfeiçoar nossa política de segurança. Esta é uma grande oportunidade de construir e juntar forças em torno de um único objetivo: a segurança e a saúde de todos os colaboradores de uma empresa. Como uma semente cultivada com extremo cuidado, dedicação e esperança, que logo floresce e começa a dar seus frutos. 
Creio eu que, todo trabalhador ao se deslocar de sua residência rumo ao seu local de trabalho e se ausentar de sua família (nem que seja por um curto período de tempo), deseja retornar o quanto antes para o seu lar são e salvo, sem nenhum tipo de sequela ou lesões ocasionados por sua atividade laboral. Por este motivo, devemos acreditar que todos nós, ligados ou não a área da Segurança e Saúde do Trabalho, temos  um instinto prevencionista adormecido em algum lugar, cabe a nós, profissionais da área, a missão de despertá-lo.

*É Técnico em Segurança do Trabalho , administrador e editor do site:http://tstmarconesilva.webnode.com/